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Para lidar com as novas gerações, professores aprendem a jogar

Restam poucas vagas para o curso on-line Minecraft para Educadores, que será realizado em janeiro do ano que vem pela Universidade de Hull, sediada na Inglaterra. Em sua segunda edição, o curso ensina como explorar o potencial do game nas aulas de História, Artes, Literatura e Ciências. Um aplicativo permite aos alunos realizar determinadas tarefas dentro do…

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Oculus Rift se aproxima do cinema

Concebido como um dispositivo para gamers, o Oculus Rift, simulador de realidade virtual, expande suas fronteiras a cada semana. A última lista de novidades reúne treinamento jedi, filmagem de cirurgia de quadril e até um apetrecho capaz de simular a sensação de ser uma ave. Bizarrices à parte, o aparelho vem ganhando relevância na indústria cinematográfica. O Facebook, dono do Oculus, quer consagrar…

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O Uber vai te pegar

Avaliado em 18 bilhões de dólares, quase o PIB do Paraguai, o aplicativo Uber quer estender seus domínios para além do serviço de carona profissional, já presente em 150 cidades de 50 países – São Paulo e Rio estão na lista. Nesta semana, a empresa anunciou alianças estratégicas com 11 parceiros, como Starbucks, United Airlines, Hyatt Hotels, TripAdvisor e…

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Conheça a universidade do futuro

Após 18 meses de reflexões, pesquisas e trabalho de campo, o renomado MIT (Massachussets Institute of Tecnology) acaba de divulgar o relatório multidisciplinar que pretende servir como base para as mudanças que moldarão a universidade do futuro.Fruto do trabalho de 52 atores do universo da educação, como pesquisadores, professores e alunos, o material apresenta 16 caminhos…

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As 25 empresas mais
inovadoras do varejo

Inovação e tecnologia significam praticamente a mesma coisa, certo? Depende. A revista americana Entrepreuner investigou as 25 ideias mais disruptivas do varejo e, a julgar pela lista, nota-se que a tecnologia impõe sua importância de forma maiúscula, sim, mas itens como excelência no atendimento e foco no consumidor envelheceram muito bem na era digital. Embora…

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TED: as 24 melhores palestras
sobre gamificação

Nesta semana, confira uma playlist com as melhores apresentações a respeito do universo da gamificação no site do TED, espécie de hub das ideias mais interessantes e estimulantes em áreas como tecnologia, novas mídias, design, inovação e ciência.

Os segredos das 72 marcas
que melhor fidelizam seus clientes

A era dos cupons de desconto acabou. Hoje, um relacionamento cliente-empresa transformou-se em um processo que vai muito além de um maroto bônus na compra. Na lista das empresas que melhor se conectam com seus clientes, realizada pela consultoria Brand Keys, abundam exemplos de como a tecnologia pode levar essa relação a um nível muito mais profundo – e rentável.…

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Alemanha usa Big Data na Copa

Enquanto nossos jogadores se entreolhavam aparvalhados, a seleção alemã enfileirava um gol atrás do outro naquela semifinal que culminou nos fatídicos 7 a 1, o placar mais elástico e vexatório da história do futebol brasileiro. A troca de passes em alta velocidade dos alemães chamou a atenção de todos. O que se soube depois ajuda a entender…

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Seu próximo remédio será um game

  Os games ganham cada vez mais espaço como apoio ao tratamento de doenças como o Alzheimer, o TDH e a depressão. Centros de pesquisa incorporam os jogos tanto para desenvolver funções motoras e neurológicas quanto para engajar os pacientes em tratamentos mais longos. Nos Estados Unidos, o estúdio Akili criou um jogo para auxiliar no combate ao autismo e ao transtorno do…

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Jogos conquistam as salas de aula

A gamificação será a próxima grande tendência da educação básica, aponta um dos principais estudos dedicados a monitorar o setor em todo o mundo. De acordo com o relatório do grupo New Media Consortium (NMC), assistiremos à adoção sistemática dos jogos nas salas de aula entre 2015 e 2016. Ainda segundo o estudo, neste ano as escolas…

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